Planetas

Rochosos

Um planeta telúrico ou planeta sólido é um planeta rochoso assim como a Terra. Os planetas telúricos do sistema solar eles estão mais proximos do sol e por isso estão situados no Sistema Solar interior e têm maior densidade que os planetas gasosos. Esta relação planetária tem a ver com a formação do Sistema Solar, em que os materiais mais densos tendem a se concentrar mais perto do Sol e os mais leves mais longe do Sol. Sua composição interna é basicamente de rochas (silicatos), ferro e outros metais pesados.

Planetas telúricos extrassolares

Devido a tecnologia atual para observação de planetas extrassolares, dos mais de 300 planetas extrassolares já descobertos, uma dúzia são corpos rochosos, mas é possível que vários desses planetas estejam orbitando os planetas gasosos na forma de satélites naturais; como os gasosos são bem maiores, sua descoberta é muito mais facilitada em comparação com os rochosos, por isso o número de telúricos extrassolares conhecidos é tão pequeno ainda.

Gasosos

Planeta gasoso, planeta gigante gasoso, planeta joviano ou planeta gigante de gás é um planeta de grandes dimensões (quer em diâmetro, quer em massa) que é composto principalmente por gás (Hidrogénio, Hélio, Metano) e que possui um pequeno núcleo sólido rochoso no seu interior. A sua composição é semelhante à da nebulosa original que deu formação ao sistema solar. O termo planetas jovianos significa planetas com características similares às do planeta Júpiter, sendo portanto um sinônimo para gigante gasoso.

Super Jupiter

Planetas extrassolares, que possuem mais de 50 vezes a massa do planeta Júpiter, os super-jupíteres, são planetas gigantes gasosos cujo estado do gás que o compõe é semelhante ao estado do gás das estrelas anãs marrons Esses planetas extrassolares são muito comuns. São os mais abundantes em relação à lista de planetas extrassolares até agora descobertos pelos astrônomos. Por terem semelhança com as anãs marrons, muitas vezes eles podem ser classificados como estas, isto porque acima de 50 vezes a massa de Júpiter, na faixa de 60 a 70 massas de Júpiter, esses corpos celestes apresentarão um núcleo comprimido de modo suficiente para começar a emitir radiação própria no espectro do infravermelho.So poruqe o coutinho mandou metemos o java script foda e fizemos uma galeria.Acesse o hiperlink Galeria e veja as nossas imagens sobre o tema!